.png)
Sobre o OFFCINE:
O festival OFFCINE nasceu da necessidade de incluir o interior do Estado de Minas Gerais como um polo de produções cinematográficas. A realizadora do Festival, Marina Azze, oferecia oficinas cinematográficas gratuitas para Varginha e Região, mas viu que era imprescindível mostrar aos alunos o cinema independente de qualidade. O cinema só iria crescer na região se tivesse um intercâmbio com realizadores do país todo. A grande importância em ver e ser visto, criaria público em uma cidade que não possuía, na época da criação do festival, sala de cinema. O cinema comercial se fazia cada vez mais distante, era hora de mostrar a liberdade do cinema independente, e potencializar a força de se produzir arte longe dos grandes centros. E com este objetivo, o OffCine estreou com salas de exibições e oficinas lotadas, levando ao cinema um público que, antes dessa experiência fantástica, jamais teve oportunidade. A mostra tornou-se um grande evento anual cinematográfico. Sua característica ímpar é o sistema de votação, no qual todos os realizadores, ao participarem do festival com seus filmes, passam a compor o Júri. Eles votam em filmes de categorias concorrentes e de forma aberta. As notas são distribuídas a todos, após a premiação. Esse sistema único que dá acesso a todas as notas dadas no festival encantou os cineastas.
Também compõe o júri os profissionais da AIC- Academia Independente de Cinema- composta por vencedores das edições anteriores de festivais realizados por nós. Isso traz ao júri diferentes profissionais, aumentando a importância dos prêmios do OffCine, pois quem vence é escolhido através de um júri composto por profissionais premiadíssimos que fazem cinema independente.
Outra característica que potencializa esse festival é o número de prêmios distribuídos. Na quinta edição, registramos um impressionante número de 1446 filmes inscritos no Festival. Destes, apenas 77 foram selecionados para concorrer. Ao longo do evento, mais de uma centena de prêmios foram distribuídos. E para a sexta edição, podemos prometer ainda mais inovações. Estamos planejando a distribuição de 140 prêmios! Animados?
Vale ainda observar que o OFFCINE conta, hoje, com uma equipe de excelência, formada por profissionais com experiências distintas e complementares na área do audiovisual, com atuação regional, nacional e internacional.
Buscando se diferenciar por seu perfil arrojado e de qualidade, o festival abre espaço para realizadores mineiros exibirem seus filmes em mostra de diferentes categorias. Nelas, serão exibidos filmes que lidam com diversas temáticas e processos criativos. O evento é, por isso, reconhecido no Brasil como um dos principais, acerca da exibição de filmes de curta, média e longa metragem. Sendo objetivos centrais do projeto à reflexão crítica, formação de público e fruição à cultura. Todas as sessões são gratuitas e abrangem públicos de diversas idades.
Além das mostras, será promovida uma Oficina de Introdução Cinematográfica como contrapartida do projeto, com sete módulos, desde a criação do roteiro até a pós-produção, abrindo espaço para experimentação e encorajando novas produções.
O festival OFFCINE 22, é um projeto contemplado por meio do Edital FEC 01/2022 - Exibe Minas (pessoa física).
A equipe do OffCine agradece o respeito de todos que fazem as edições serem espetaculares.
Com carinho,
Coordenação OFFCINE