top of page

Sobre o OFFCINE:

O festival OFFCINE nasceu da necessidade de incluir o interior do Estado de Minas Gerais como um polo de produções cinematográficas. A realizadora do Festival, Marina Azze, oferecia oficinas cinematográficas gratuitas para Varginha e Região, mas viu que era imprescindível mostrar aos alunos o cinema independente de qualidade. O cinema só iria crescer na região se tivesse um intercâmbio com realizadores do país todo. A grande importância em ver e ser visto, criaria público em uma cidade que não possuía, na época da criação do festival, sala de cinema. O cinema comercial se fazia cada vez mais distante, era hora de mostrar a liberdade do cinema independente, e potencializar a força de se produzir arte longe dos grandes centros. E com este objetivo, o OffCine estreou com salas de exibições e oficinas lotadas, levando ao cinema um público que, antes dessa experiência fantástica, jamais teve oportunidade. A mostra tornou-se um grande evento anual cinematográfico. Sua característica ímpar é o sistema de votação, no qual todos os realizadores, ao participarem do festival com seus filmes, passam a compor o Júri. Eles votam em filmes de categorias concorrentes e de forma aberta. As notas são distribuídas a todos, após a premiação. Esse sistema único que dá acesso a todas as notas dadas no festival encantou os cineastas.

Também compõe o júri os profissionais da AIC- Academia Independente de Cinema- composta por vencedores das edições anteriores de festivais realizados por nós. Isso traz ao júri diferentes profissionais, aumentando a importância dos prêmios do OffCine, pois quem vence é escolhido através de um júri composto por profissionais premiadíssimos que fazem cinema independente.

Outra característica que potencializa esse festival é o número de prêmios distribuídos. Nesta edição, serão 100 prêmios entre as categorias.

O OFFCINE se tornou o maior encontro de cinema independente do país. Atraindo um público numeroso nas exibições, oficinas e debates, contando com a participação de cineastas do país todo.

Vale ainda observar que o OFFCINE conta, hoje, com uma equipe de excelência, formada por profissionais com experiências distintas e complementares na área do audiovisual, com atuação regional, nacional e internacional.

Buscando se diferenciar por seu perfil arrojado e de qualidade, o festival abre espaço para realizadores mineiros exibirem seus filmes em mostra de diferentes categorias. Nelas, serão exibidos filmes que lidam com diversas temáticas e processos criativos. O evento é, por isso, reconhecido no Brasil como um dos principais, acerca da exibição de filmes de curta, média e longa metragem. Sendo objetivos centrais do projeto à reflexão crítica, formação de público e fruição à cultura. Todas as sessões são gratuitas e abrangem públicos de diversas idades.

Além das mostras, será promovida uma Oficina de Introdução Cinematográfica como contrapartida do projeto, com sete módulos, desde a criação do roteiro até a pós-produção, abrindo espaço para experimentação e encorajando novas produções.

O festival OFFCINE 22, é um projeto contemplado por meio do Edital FEC 01/2022 - Exibe Minas (pessoa física).

A equipe do OffCine agradece o respeito de todos que fazem as edições serem espetaculares.

Cuidem-se,

Vacinem SIM!

Com carinho,

Coordenação OFFCINE 22

bottom of page